Este mini curso estará iniciando você ao mundo da programação infelizmente não poderemos abranger todo contendo da matéria, mas estaremos citando sites para quem pretende entrar no mercado de criação de software.
Índice
Modulo 1 – ALGORITMO
1.1 Conceito básico
1.2 Características
1.3 Formas de representação
Modulo 2 – LINGUAGEM ALGORÍTMICA
2.1 Programa
2.2 Variável
2.3 Operações atribuição e de entrada e saída
2.4 Estrutura seqüencial
2.5 Tipos de linguagem
Modulo 3 – CONDIÇÕES
3.1 Condição se e condição senao se
3.2 Condição de repetição enquanto para
Modulo 4 – linguagem de programação Java
4.1 conceito
4.2 comandos básicos
Modulo 1
Algoritmo
1.1 Conceito básico
Um Algoritmo é uma seqüência de instruções ordenadas de forma lógica para a resolução de uma determinada tarefa ou problema.
Então pode afirmar que um algoritmo nada, mas é que um comando uma atividade, por exemplo:
- Uma receita de um bolo;
- Uma formula de matemática que você ira usar em um exercício;
- Instruções para se utilizar um aparelho eletrodoméstico;
1.2 Características
Todo algoritmo deve apresentar algumas características básicas:
· Ter fim;
· Não dar margem à dupla interpretação (não ambíguo);
· Capacidade de receber dado(s) de entrada do mundo exterior;
· Poder gerar informações de saída para o mundo externo ao do ambiente do algoritmo;
· Ser efetivo (todas as etapas especificadas no algoritmo devem ser alcançáveis em um tempo finito).
1.3 Formas de representação
Os algoritmos têm vários tipos de representação e são alguns deles:
· Descrição narrativa (exemplo uma receita de bolo)
· Fluxograma
o Nesta forma de representação normalmente usa símbolos gráficos para separar o corpo do algoritmo por tipos (programa veremos no modulo 2)
o Exemplo:
( Início )
[ Leia NUM ]
{ DOBRO <- NUM * 2 }
{ Escreva DOBRO ]
( Fim )
- Linguagem algorítmica
- Consiste na definição de uma linguagem de programação, cujos comandos são em português, para representar algoritmos.
- EXEMPLO: Algoritmo CALCULA_DOBRO
Início
Leia NUM
DOBRO <= 2 * NUM
Escreva DOBRO
Fim
Modulo 2
LINGUAGEM ALGORÍTMICA
2.1 Programa
Um programa é simplesmente um Algoritmo escrito em uma linguagem computacional.
2.2 Variável
O nome já nos fala todo sobre variável um objeto qualquer que pode variar seu conteúdo.
Na programação em geral uma variável é criada para guardar valores e eles são:
- Inteiro (valor inteiro 1)
- Real (valor não inteiro 1.5)
- Caráter (apenas uma letra ou valor que será considerado um caráter e não um inteiro ou real)
- Cadeia de caráter (seria uma cadeia de caracteres exemplo um nome)
Basicamente esses são os tipos de variáveis dependendo da linguagem eles podem variar ou aumentar.
2.3 Operações atribuição e de entrada e saída
A operação de atribuição nada, mas é que uma variável recebendo um valor predefinido exemplo:
o Inteiro Teste;
o Teste = 3;
Criei uma variável do tipo inteiro com o nome teste e em seguida atribui um valor a ela simples assim =).
A operação de entrada e saída e bem simples o programador ira apenas pedir para o usuário digitar os dados da variável e nada mais exemplo:
o Inteiro Teste;
o Teste = 3;
- Imprimir(“Digite o valor: ”);
- Ler (Teste);
- Imprimir(“Valor digitado é: “=Teste);
E é só isso criar a variável e pedir para o usuário digitar o valor linha 3 e salvar o valor da variável linha 4 e por fim imprimir na tela a saída linha 5
2.4 Estrutura seqüencial
Basicamente todo programa deve ter uma seqüência e esta seqüência normalmente é:
Inicio
Comando
Comando
Comando
Fim
Esta seqüencial de programa pode mudar e é apenas um exemplo.
2.5 Tipos de linguagem
São basicamente softwares que permitem fazer os tais programas. . Possuem um poder de criação ilimitado, desde jogos, editores de texto, sistemas empresariais até sistemas operacionais, é este sistema operacional provavelmente Windows ou linux foi criado em um tipo de linguagem de programação.
Exemplos:
Pascal
C
C++
Java
Java script
visual basic
delphi
php
Entre outros.
Modulo 3
CONDIÇÕES
3.1 Condição se e condição senao se
Linguagem Algorítmica:
O se é usado para por uma condição no nosso programa então se a condição determinada for verdadeira então automaticamente o programa ira executar a seqüência dentro do se.
se condição então
comando-1
comando-2
. . .
comando-n
fim se
Na condição senao/se e senao se não é muito diferente a única diferença é que senao ocorrer à condição se ele fará a senao, e se fosse senao se, ele também iria testar a condição senao se.
se condição então
comando-A1
comando-A2
. . .
comando-An
senão se
comando-B1
comando-B2
. . .
comando-Bn
3.2 Condição de repetição enquanto para
A estrutura de repetição permite que uma seqüência de comandos seja executada repetidamente até que uma determinada condição não seja satisfeita. Utilizaremos o comando enquanto para representar esta estrutura.
Sua sintaxe é:
Linguagem Algorítmica:
Inicio
Inteiro Teste=1;
Enquanto (Teste<=10)faca
comando-A1
comando-A2
. . .
comando-An
Fim Enquanto
Fim
E a estrutura de repetição para não é muito deferente
Linguagem Algorítmica:
Inicio
Inteiro Teste=1;
Para (Teste=1 ate Teste<=10 faca Teste + 1)
comando-A1
comando-A2
. . .
comando-An
Fim Para
Fim
Modulo 4
linguagem de programação Java
4.1 conceito
Como já vimos Java é uma linguagem de programação de software entre eles sistemas operacionais, estaremos passando um conceito básico, pois o mercado esta se abrangido neste tipo de linguagem de programação, e seus comandos são mais simples que outras linguagens.
4.2 comandos básicos
Primeiramente você tem que tem essas duas linha :
public class nomedoprograma{
public static void main(String[] args){
}
}
Nota que em nomedoprograma teve ser o nome que você ira dar ao seu programa que por sua vez tem que ser salvo por mesmo (atenção nunca use acentuação para o nome do programa, variáveis, comandos).
System.out.print(“oi mundo”);
Este comando ira imprimir a mensagem oi mundo no seu compilador(é usa para facilitar a vida do programador mas se você não quiser usar um pode usar o bloco de notas =/. Alguns deles são Eclipse, Jcreator, Netbeans).
// comentário
Ou
/*
* comentário
*/
Em Java existe dois tipos de comentário para apenas uma linha // e para um comentário em coluna /*, normalmente usamos estes comentários para dizer o que um certo comando esta fazendo.
Variáveis em Java
Inteiro => int;
Real => float;
Caráter => char;
Cadeia de caráter => String;
Estes são as variáveis básicas existem outras como:
Boolean;
Long;
Double;
Nota – se que estamos terminando todas as linhas de comandos com um ponto e vírgula isto é necessário pois sem ele para o Java a linha ainda não acabou.
Condições em Java
Se => if
Senao => else
Senao se => else if
Enquanto => while
Para => for
Espero que você tenha aprendido um pouco mais sobre o mundo da programação e espero que continue estudando. Infelizmente não iremos abranger mas sobre a linguagem se não ficaríamos aqui por muito muito mais tempo pois como o próprio nome já diz mini – curso de programa. Há já ia esquecendo temos um quiz para testar seus conhecimento aprendidos.
QUIZ:
1- O que é um algoritmo :
a. Seqüência de instruções ordenadas de forma lógica para a resolução de uma determinada tarefa ou problema.
b. São Softwares que permitem o desenvolvimento de programas.
c. Algoritmo é uma forma de comunicação de computadores.
d. Todas as alternativas estão corretas.
2- Todas as formas de representação estão corretas exceto:
a. Descrição narrativa
b. Fluxograma
c. Linguagem algorítmica
d. Linguagem de programação de hardware por DVD-ROM
3- Qual é a variável:
a. Real
b. Meio
c. Dólar
d. Calor
4- Qual das formas de atribuição de variáveis inteira estão certa:
a. Teste = 5;
b. Teste = 5.2;
c. Teste = “oi mundo”;
d. Teste = ‘m’;
5- São tipos de linguagem:
a. C, Java, php.
b. Freebsd, linux, subversion.
c. Java, naruto, C++.
d. Php, bleach, itachi.
6- A condição se faz:
a. Testa se o inicio e o fim estão certos.
b. Testa a condição, e se ela estiver certa executa a sentença.
c. Testa se o arquivo estará sendo salva na memória RAM.
d. Testa a condição de perfeição do programa anterior se ele for executado por isso o nome se.
7- O que é a condição enquanto:
a. Igual o Para.
b. Permite que uma seqüência de comandos seja executada repetidamente até que uma determinada condição não seja satisfeita.
c. Pode acessar a web.
d. Permite a igualdade de dois programas.
8- Porque estamos usando a linguagem Java:
a. Os comandos são complicados.
b. Estamos usando C++ e não Java
c. Pois o mercado esta se abrangido neste tipo de linguagem de programação, e seus comandos são mais simples que outras linguagens.
d. Possuem um poder de criação ilimitado, desde jogos, editores de texto, sistemas empresariais até sistemas operacionais, é este sistema operacional provavelmente Windows ou linux foi criado em um tipo de linguagem de programação.
9- A função do comando System.out.print é:
a. Salvar uma variável.
b. Declarar uma String.
c. Imprimir na tela.
d. Testar os valores.
10- É um tipo de comentário:
a. /+
b. /.
c. \\
d. //
11- O tipo inteiro é declarado:
a. integer
b. float
c. int
d. double
12- E a cadeia de caráter:
a. char.
b. String
c. Long
d. Boolean
13- Porque temos que terminar sempre com ponto e virgula:
a. Pois a lógica do Java o ponto e vírgula é igual a 2.,
b. É necessário pois sem ele para o Java a linha ainda não acabou.
c. É para iniciar a linha.
d. Tem haver com o comentário.
14- Como as condições se, senao e senao se são em java:
a. if, System,if else.
b. For,while,if else.
c. if, else, else if.
d. Else if, for, para.
15- E as condições para e enquanto:
a. for,out.
b. for,while.
c. Print,string.
d. Main,String.
www.aposilando.com neste site tem varias apostilas sobre algoritmos, Java e outras linguagens de programação.
marciojsilva18@gmail.com e este é meu gmail para contado qualquer duvida pode perguntar.