UTILIZAÇÃO DO SISTEMA OPENFIRE COMO MECANISMO DE COMUNICAÇÃO INSTANTÂNEA EM EMPRESAS PRIVADAS
Márcio José da Silva
RESUMO
Este artigo tem como objetivo a utilização do sistema Openfire como mecanismo de comunicação instantânea em empresa privadas sendo um trabalho realizado através de revisão bibliografia. Concluindo-se que o sistema é viável para empresas de todos os tipos e portes, e com pontos positivos como o controle maior de informações nas empresas, segurança em relação as mensagens instantâneas e uma diminuição de tempo gasto com outros tipos de servidores de mensagens instantâneas em relação aos seus funcionários/clientes, sendo um sistema robusto já que foi desenvolvido em JAVA e podendo utilizar uma base de dados confiáveis como o MYSQL.
1 – INTRODUÇÃO
Na informática encontramos várias áreas, entre elas, existem servidores de mensagens instantâneas (IM), este artigo trata da relevância em descrever o funcionamento do sistema Openfire, relatar sobre sua instalação, configuração e funcionamento, e privar usuários (funcionário/clientes) de uma determinada empresa a utilizar um determinado serviço de mensagens instantâneas.
O servidor Openfire utiliza XMPP como protocolo padrão que é um conjunto de protocolos que fornece os serviços necessários para a comunicação instantânea através de redes locais ou da Internet. XMPP é um projeto padronizado pela empresa Internet Enginnering Task Force (IETF) para troca de mensagens instantâneas em tempo real, desenvolvida pela comunidade Jabber (JESUS JÚNIOR; MENESES; MACHADO, 2007).
O Openfire é um servidor de mensagens instantâneas, gratuito (Open source) que tem como finalidade a criação de um servidor interno, para que clientes possam se conectar, conversar com outros por meio, de lista de contatos padronizada e organizada por grupos, setores, tudo controlável.
Temos vários aspectos que chama a atenção no software é o controle de conexão com outros servidores de mensagens instantâneas, seus plugins, auditoria das mensagens dos usuários (funcionários/clientes), uma interface web de configuração extremamente simples, outra grande função do Openfire é o controle em que trata do acesso do usuário (cliente/funcionário) no servidor por meios de logs salvos em banco de dados (TERRES, 2007).
O Openfire é uma ferramenta própria para a comunicação em empresas com os seus usuários (clientes/funcionários). Por isso, surge à seguinte indagação: vale à pena utilizar um servidor Openfire e não outros serviços como, por exemplo, Windows Live Messengers para troca de mensagens instantâneas?
Temos várias respostas para esta pergunta, entre elas, podemos citar uma empresa que precise de um sistema que utilize o protocolo XMPP, mas não suporta ou têm problemas com Windows Live Messengers ou outro servidor de mensagens instantâneas externo. Para solução deste problema, é necessária a utilização de um servidor interno de mensagens instantâneas que permitirá somente a comunicação de pessoas da empresa. Outro exemplo claro é uma empresa que têm funcionários que saem e viajam constantemente e gostariam muito de se comunicarem com a matriz (base) da empresa ou com outros funcionários no exterior. Porém, utilizando de forma gratuita uma comunicação instantânea. Estes são alguns exemplos da utilização do servidor de mensagens instantâneas Openfire (ROBERTO JUNIOR, 2008).
Por isso, defini-se que o Openfire é uma excepcional ferramenta para que empresas de todos os portes, possam se comunicar internamente e/ou externamente com seus funcionários/Clientes onde se tem o controle geral de suas informações (logs).
2 – DESENVOLVIMENTO
2.1 – A INSTALAÇÃO DO SISTEMA DE MENSAGENS INSTANTÂNEAS OPENFIRE.
Software para chats corporativos são muito úteis para agilizarem a comunicação interna de empresas de qualquer porte, até mesmo quando ela possui filiais distantes ou necessitam de um sistema de mensagens instantâneas para comunicação com seus colaboradores (Clientes/Funcionários). Com isso, chegamos ao Openfire, uma ferramenta poderosa de mensagens instantâneas (IM) e bate-papo que implementa o protocolo XMPP.
O Openfire antigamente chamado de Wildfire é uma ferramenta de simples instalação e sendo um software licenciado sob a GPL (Licença Pública Geral, que é a designação de licenças de softwares livres), ele já possui vários softwares clientes para a conexão no servidor de mensagens instantâneas tendo vários softwares para este tipo de gestão que estão disponíveis em diversos SO (Sistemas Operacionais) como Windows, Linux e MAC OS, podendo citar alguns deles como Pidgin, Spark (mas utilizado e também desenvolvido pela mesma comunidade do Openfire), Kopete, Adium, Exodus, Pandion e qualquer outro que suporte o protocolo XMPP.
O Openfire é desenvolvido na plataforma Java uma linguagem de programação orientada a objeto e feito pela Ignite Realtime que por sua vez é uma organização composta por usuários finais e desenvolvedores ao redor do mundo que estão interessados em aplicar soluções inovadoras e padrões abertos baseados em Real Time Collaboration (colaboração em tempo real) para seus negócios. O servidor Openfire tem uma gama imensa de recursos, sendo que um dos mais interessantes e produtivos de se utilizar é o uso de seus plugins, que permitem extender as funcionalidades do servidor. Existe quase uma dezena de plugins disponíveis e outros que já estão em desenvolvimento (CONRADI, 2007).
A instalação desta poderosa ferramenta de mensagens instantâneas (IM) será exemplificada nos sistemas operacionais FREEBSD (sistema operacional livre do tipo Unix descendente do BSD) e Windows (sistema operacional não livre criado pela Microsoft). É necessário já ter instalado no sistema operacional a ser trabalhado o Java podendo ser JRE (Java Runtime Environment é um ambiente de tempo de execução para java) ou JDK (Java Development Kit é um conjunto de utilitários que permitem criar sistemas de software para a plataforma Java) e o Mysql (um SGBD que utiliza a linguagem SQL) (SGBD Sistema Gerenciador de Banco de Dados) para a gerencia dos dados do servidor.
Primeiramente baixe o código fonte (tar.gz para sistemas FreeBSD) ou executável (.exe para sistemas Windows) , para a instalação do Openfire em sistemas Windows apenas rode o executável e siga os passos descritos no setup, para sistemas FreeBSD cole o código fonte em um lugar qualquer de sua preferência no sistema e em seguida rode o script “openfire start”, logo após deve-se concluir a instalação via web usando uma interface administrativa que por padrão roda na porta 9090 do servidor onde foi inicializado. Para utilizá-la, acesse com o seu navegador o endereço http://localhost:9090.
Na primeira tela deve-se escolher o idioma para o servidor Openfire; na segunda temos que configurar o host e as portas para o servidor; a terceira tela se destina a configuração de banco de dados que neste caso é “Conexão Padrão do Banco de Dados”; na próxima obtemos as configurações de banco de dados Selecione MySQL em "Drivers de banco de dados pré-definidos" e altere a linha jdbc:mysql://[host]:3306/[nome], e os campos "Usuário" e "Password"; na próxima tela marque a opção padrão para armazenar os usuários e grupos criados no banco de dados; e por último informe um e-mail para o administrador do sistema e crie uma senha para o mesmo logar no sistema.
Como citado anteriormente grande parte da funcionalidade do Openfire vem do suporte a plugins desenvolvidos por terceiros. Existem plugins para facilitar a maioria das tarefas administrativas, como transformar o servidor Openfire em um gateway para outros protocolos de mensagens instantâneas como MSN, entre vários outros. Para instalar um novo plugin o administrador do sistema deve acessar o sistema via browser e ir à aba Plugins e em Plugins disponíveis e simplesmente clicar em Instalar ou na aba Plugins clicar em Escolher arquivo para plugins que estejam localizados no servidor (PEREIRA, 2009) como será retratado no capítulo abaixo.
2.2 – A GESTÃO ADMINISTRATIVA DO SISTEMA DE MENSAGENS INSTANTÂNEAS OPENFIRE.
O Openfire surgiu da necessidade de gestão de mensagens instantâneas e a comunicação em tempo real através de um servidor próprio e seguro, existem outros diversos serviços de mensagens instantâneas como Windows Live Messengers (MSN), a grande questão desses outros serviços é a falta de controle entre os usuários (Funcionários/Clientes), empresas sem este tipo de controle de informações perdem horas de trabalhado de seus colaboradores (Funcionários/Clientes) em conversas com amigos e outros internautas desconhecidos, para a configuração de um servidor Openfire se destina uma interface via web, simples e de fácil manipulação.
Para a gerencia do servidor Openfire é necessário abrir uma página web sendo uma interface muito intuitiva, indicando diversas informações, como por exemplo, a plataforma, tempo que o servidor está ativo, quantidade de memória utilizada pelo serviço, fuso horário, entre outros, e tudo que o usuário precisa para administrar o servidor está ali. Prático e funcional. Mas ainda, fácil de mexer, o que é uma das características da ferramenta que mais chamam a atenção podendo defini-lo como um servidor bastante configurável e com uma maior liberdade para o administrador (MEDEIROS, 2008).
Após o administrador do sistema logar no admin console (Interface web do sistema) podemos notar cinco abas (guias ou módulos) distintas para a gerencia geral do sistema sendo elas: Servidor, Usuário/Grupos, Sessões, Conferência e Plugins.
Dentre estas abas temos vários recursos disponíveis como a criação de salas de conferência, pode-se configurar os membros (Funcionários/Clientes) que podem acessar a sala, colocar uma senha para acessão e uma série de opções que possibilitam e/ou limita o que os membros (Funcionários/Clientes) podem fazer na sala. Outro recurso são as mensagens off-line que também tem uma configuração específica você pode armazenar as mesmas (e configurar o que fazer quando o limite de espaço de armazenamento for excedido) pular (não armazenar e informar o remetente) ou liberar (não armazenar e nem avisar o remetente que a mensagem não será entregue) (TERRES, 2007).
Na parte designada a gestão do servidor, ou seja, aba Servidor se encontra informações editáveis de instalação na sub aba Gerenciamento do Servidor > Configurações do Servidor e ainda outras informações como Propriedades do Sistema, Idioma e Fuso Horário, Clustering, Listagem de Cache, Banco de Dados, Logs, Configurações de E-mail e Security Audit Viewer. A sub aba Configurações do Servidor se destina a configurações do servidor como configurações de servidor para servidor, Mensagens offline entre outros.
Usuários/Grupos onde temos tudo o que se necessita para a criação e gerencia de usuários e/ou grupos para se identificar no sistema. Em usuários podemos listas todos os usuários cadastrados no sistema, criar um novo usuário para se autentificar no mesmo e efetuar pesquisar de um ou mais usuários. Em grupos encontraremos uma lista com todos os grupos do sistema e ainda a opção de criar um novo grupo e/ou editá-lo.
Para criar um novo usuário clique em “Criar um novo usuário”, na tela digite os dados para um novo usuário e clique em Criar Usuário, depois de criado podem-se editar alguns dados referentes ao usuário como trocar senha, bloquear o usuário, entre outros. Para criar um novo grupo de usuário clique na aba de grupos “Criar Novo Grupo”, na tela digite os dados para um novo grupo em seguida você poderá adicionar os usuário em seus determinados grupos podendo também definir quem pode ou não ver os grupos em “Compartilhamento da Lista de Contatos”.
Sessões nesta aba se encontra duas sub abas Sessões Ativas onde se destina a gestão de Sessões de Clientes, Servidores e Componentes e Ferramentas onde se podem Enviar mensagens diretamente do admin console (Interface Web) para todos os usuários online no momento.
Na aba chamada Conferência encontra-se a configuração geral de conferências tendo como sub abas Administração de Salas e Configurações de Conferências para este serviço.
Na aba de Plugins podem-se visualizar os Plugins já instalados no sistema e/ou reiniciá-los ou removê-los do sistema, em Plugins Disponíveis se destina à instalação de novos Plugins caso o servidor esteja conectado à internet. Iremos demonstrar a instalação e configuração de três Plugins Kraken IM Gateway (substituto do antigo Gateway IM) e Monitoring Service.
O Plugins Kraken IM Gateway tem funcionalidade que integra sua rede Jabber com outros protocolos do mesmo tipo como MSN, ICQ e outros. Para instalar este Plugin, primeiramente baixe o .jar (arquivo com a extensão Java) no link http://sourceforge.net/projects/kraken-gateway/files/kraken-gateway/1.1.2/kraken.jar/download, em seguida clique em Escolher arquivo e selecione o download do kraken. Para configurá-lo na aba Servidor irá aparecer uma nova sub aba chamada Gateways, nela se destina a gestão de conexão do Openfire com outros servidores de mensagens instantâneas, em configurações clique na opção MSN Messenger em seguinte clique em Testes (para ver se há comunicação com o servidor do Messenger), clicando em Permissões pode-se configurar tendo como opções “todos os usuários podem se registrar”, “Esses usuários e/ou grupos podem se registrar” e “Somente registro manual (veja a seção Registros para gerenciar)”, esta configuração se destina a todos os outros servidores de Gateways.
Já o plugin Monitoring Service tem a função de armazenar todos os logs gerados entre os usuários do sistema, para a sua instalação clique na aba plugins > plugins disponíveis e instale o mesmo. Já para consultar seus logs do sistema clique na aba Servidor > Armazenamento, se pode fazer buscas de determinadas conversas por menos de participantes e/ou Intervalo de Datas, se encontra também o Ajuste de Arquivamento com as configurações para o armazenamento de logs e se encontra a sub aba Conversas onde se pode visualizar conversas ativas no sistema.
2.3 – DEMONSTRAÇÃO DE SOFTWARES CLIENTES PARA A CONEXÃO NO SISTEMA DE MENSAGENS INSTANTÂNEAS OPENFIRE.
Como citado nos capítulos anteriores para que um usuário (Funcionários/Clientes) possa se conectar no servidor de mensagens instantâneas Openfire é necessário um software externo, ou seja, um cliente que suporte o protocolo XMPP. Este capítulo trava-se da demonstração de alguns desses softwares para a interação com o servidor Openfire.
O Openfire utiliza softwares externos através de uma conexão TCP (Transmission Control Protocol, um protocolo da rede da Camada de Transporte do modelo OSI), diferentemente da maioria dos sistemas de mensagens instantâneas. Com o protocolo XMPP é possível se conectar ao mesmo servidor de dois lugares diferentes (Exemplo: casa e escritório). Isto é possível através do protocolo XMPP (JESUS JÚNIOR; MENESES; MACHADO, 2007).
Podendo citar dois softwares clientes, Spark e Pidgin, que são bem vistos e utilizados pelos usuários que utilizam o protocolo XMPP. O Spark talvez seja o mais utilizado pelos usuários, já que possui versões para diversas plataformas e ainda é feito pela mesma organização que o Openfire; já o Pidgin tem um destaque por ter uma grande semelhança com outros softwares clientes convencionais como MSN.
O Spark é um software de código fonte aberto, multi-plataforma onde foi otimizado para empresas e organizações. Ele possui suporte embutido para o grupo de bate-papo, integração de telefonia, e uma forte segurança. Também oferece uma experiência de usuário (Funcionários/Clientes) fina com grandes recursos como em linha de verificação ortográfica, sla de chat em grupo de favoritos, e as conversas por abas (REALTIME, 2007).
Para a instalação do Spark é necessário baixar o mesmo para um sistema operacional específico, será demonstrado em Windows, após o download do Spark, apenas siga as definições passadas pelo software para a sua instalação. Para a utilização do cliente Spark é necessário informar o usuário, senha e servidor XMPP que se pretende conectar. Após a autentificação no Spark, encontra-se uma interface de simples interação com o usuário (Funcionários/Clientes).
No Spark pode-se editar informações referente ao usuário logado no software na aba Spark editar meu perfil, podendo também no mesmo menu “Spark” configurar as preferências do sistema, Plugins relacionados ao Openfire. Podendo notar outras abas no menu, contatos onde se pode adicionar um novo contado que esteja cadastrado no servidor Openfire, adicionar grupos e configurar a visualização de usuários do servidor.
Em ações se encontra funcionalidades, como ver downloads recebidos por outros usuários, iniciar uma nova conferência entre outros. Outra vantagem do Spark, é que ele se adapta as alterações feitas no servidor Openfire como, por exemplo, a configuração do plugin Kraken IM Gateway para MSN Messenger o Spark irá automaticamente adicionar um ícone relacionado para esta função.
Pidgin é um software que não fica atrás do Spark, ele também possui versões em diversas plataformas como Windows, Linux e sistema Unix como FreeBSD, sendo possível efetuar login em contas de várias redes de bate-papo simultaneamente. Isso quer dizer que o usuário (Funcionários/Clientes) pode estar conversando com amigos no MSN, Google Talk e/ou Yahoo ao mesmo tempo e utilizando o Pidgin. Sendo compatível com os seguintes servidores IM (Mensagens Instantâneas) AIM, ICQ, Google Talk, Jaberr/XMPP (Openfire), MSN Messenger, Yahoo, Bonjour, entre outros.
A instalação do Pingin segue o mesmo padrão do Spark, já a sua utilização é um pouco diferente, assim que iniciado o usuário (Funcionários/Clientes) deve clicar em Adicionar (para adicionar sua conta do Openfire) em seguida na aba básico deve se selecionar o protocolo XMPP e entrar com os dados relacionados ao usuário/senha e servidor e logo após clicar em adicionar, com isso o usuário irá logar no servidor Openfire.
O Pidgin oferece algumas abas de menus como Amigos gestão de usuários relacionados com o usuário logado podendo adicionar um novo amigo e/ou grupo assim como no Spark, Contas relacionado a gestão de contas cadastradas no Pidgin podendo ser de servidor distintos, Ferramentas menu relacionado a gestão do software como preferências, plugins entre outros e Ajuda que esta relacionado a informações do software e outros dados como por exemplo ajuda online.
Estes são apenas duas demonstrações de softwares clientes que tem como meta atender o protocolo XMPP para a comunicação com o servidor Openfire, existem plugins para Openfire onde se podem gerenciar softwares clientes. Com isso pode-se concluir, um servidor Openfire com um software cliente específico e funcional, podendo gerenciar todas as informações relacionados a seus usuários (Funcionários/Clientes).
3 – METODOLOGIA
Este trabalho foi realizado através de revisão bibliografia.
4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS
O presente estudo definiu o funcionamento do sistema de mensagens instantâneas Openfire, podendo definir que o sistema é viável para empresas de todos os tipos e portes. Tem como pontos positivos um controle maior de informações nas empresas, segurança em relação às mensagens instantâneas e uma diminuição de tempo gasto com outros tipos de servidores de mensagens instantâneas em relação aos seus funcionários/clientes.
O sistema Openfire é uma excelente ferramenta de trabalho quando o assunto tratado é mensagens instantâneas, sendo um programa robusto já que foi desenvolvido em JAVA e podendo utilizar uma base de dados confiáveis como o MYSQL.
Recomenda-se, ser realizado outro trabalho com tema relacionado a este, que teria como abrangência o desenvolvimento do próprio sistema Openfire que pode ser feito na prática por outros estudantes, por meio de desenvolvimento de plugins e/ou pela Ignite Realtime já que o Openfire tem um tipo de licença de código fonte aberto. Possivelmente utilizariam o sistema em trabalhos externos, ou seja, não apenas para empresas, mas também em universidades.
5 – REFERÊNCIAS
CONRADI, Ivandro. OPENFIRE O SERVIDO JABBER – UMA ANALISE MAIS COMPLETA 2007. http://ivandroconradi.multiply.com/journal/item/27/27. Acesso dia 10/09/2010.
JESUS JÚNIOR, Israel Dias de; MENESES, Thiago Fonseca; MACHADO, Domingos Sávio de Alcântara Machado. EXTENSIVE MESSAGING AND PRESENCE PROTOCOL – XMPP 2007. http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBgQFjAA&url=http%3A%2F%2Frepositorio.zaeel.org%2Fartigos%2Fxmpp.pdf&ei=9G54TNinFIT58AadveXHBg&usg=AFQjCNFarliN504cQZSOhpa_a6onoqWWZQ&sig2=M_r-wohssyiWybWyhfNV9Q. Acesso dia 27/08/2010.
MEDEIROS, Ismael. O QUE É OPENFIRE E PROTOCOLO JABBER 2008. http://openfirebrasil.blogspot.com/2008/08/o-que-o-openfire-e-protocolo-jabber.html. Acesso dia 24/09/2010.
PEREIRA, Pedro. OPENFIRE – CHAT CORPORATIVO DE MODO FÁCIL! 2009. http://www.vivaolinux.com.br/dica/OpenFire-Chat-corporativo-de-modo-facil/. Acesso dia 10/09/2010.
REALTIME, Ignite. SPARK. http://www.igniterealtime.org/projects/spark/index.jsp . Acesso dia 05/01/2010.
ROBERTO JUNIOR, Paulo. SERVIDOR MESSENGER OPENFIRE PASSO-APASSO NO LINUX 2008. http://artigos.paulojr.info/artigos/Servidor%20Messenger%20Openfire%20passo-a-passo%20no%20Linux.pdf. Acesso dia 27/08/2010.
TERRES, Marcelo. SERVIDORES JABBER 2007. http://mundoopensource.blogspot.com/2007/10/servidores-jabber.html. Acesso dia 27/08/2010.
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